segunda-feira, 15 de abril de 2013

4 Presentes ideais para Blogueiros

Se você é um blogueiro(a) ou conhece algum, é bom saber como agradar com o presente certo. Pode ser para o aniversário ou para uma data especial como o natal, há sempre algo específico que um dono(a) de blog ficará feliz em ganhar. Ou, pode ser o caso de você blogueiro(a) comprar algo para si. Selecionei algumas opções de presentes que são ideais para o perfil de blogueiros.

Escolher um presente para alguém é sempre uma tarefa complicada, pois não sabemos se vai realmente agradar. Mas um blogueiro pode ser agradado com alguns mimos específicos, com quase 100% de certeza que vai acertar. A lista que fiz pode parecer óbvia, mas tem gente que ainda acha que um par de meias vai agradar mais
Se você quiser acrescentar alguma outra sugestão, comente no final desse artigo com o seu presente ideal.

Presentes ideais para Blogueiros

1. Smartphones = A moda agora são os telefones inteligentes e bem completos, com telas poderosas e processadores completos. As melhores opções são o iPhone 5, o Galaxy S3 ou o Galaxy Note 2 (de 5,5 polegadas). São perfeitos para o blogueiro manter-se conectado em suas redes sociais favoritas e dá até para blogar por eles.
Eu tenho o Galaxy Note 1 (5,3″) e posso garantir que é uma ótima escolha. Já usei para blogar e uso sempre para não perder ideias, pois posso fazer anotações à mão livre onde estiver. Além da tela ser grande o suficiente para ler confortavelmente.
2. Notebooks = Uma ferramenta indispensável para o trabalho do blogueiro é um bom computador. Os notebooks são a linha de frente dessa ferramenta, por sua mobilidade e por serem pessoais. Um bom notebook com tela de 15 polegadas e um desses novos processadores, já atende bem.
Uso um notebook (já velhinho) para meu trabalho como blogueiro. A mobilidade tem me ajudado a nunca deixar o blog desatualizado. Tenho tudo o que preciso e está personalizado para minha rotina.
tablet-netbook-laptop
3. Tablets = Este é o sonho de consumo da maioria. Os tablets estão no topo da lista de desejos de todo blogueiro. São muitas as opções onde vale destacar o iPad, o Galaxy Tab (7 polegadas) e o Galaxy Note 10.1. São perfeitos para quem passa mais tempo fora de casa e tem blogs de nichos que precisam ser atualizados a todo instante.
Já usei o iPad para blogar e posso garantir que atende perfeitamente. Mas o Galaxy Note 10.1 é ainda mais completo por vir com uma SPen e permitir escrever também à mão livre. O Blogger, WordPress e Tumblr têm aplicativos para esses aparelhos. Ainda vou ter um Galaxy Note 10.1. Se alguém quiser presentear-me… agradeço!
4. Livros = Sobre o que é o Blog do blogueiro que você quer presentear? Compre o melhor livro (pode ser o da moda) daquela área, daquele nicho que ele gosta de escrever. Melhor ainda se você comprar a versão digital e der junto o leitor (tipo o Kindle ou um bom tablet de 7 polegadas. Assim você soma dois presentes em um).
Há outras opções e coisas interessantes para agradar um blogueiro. Pense sempre no que pode ser útil para o desempenho dele nessa atividade. Claro que há outras opções de presentes específicas para cada nicho. Esses são mais genéricos e agradaria à maioria.
Você tem o seu presente ideal para um blogueiro?

Fonte: Ferramentas blog

Como evitar o fim catastrófico do seu Blog

Mesmo que o mundo não tenha acabado em 21/12, seu blog pode ter um fim catastrófico se certos cuidados não forem tomados. E não pense que estou falando apenas de “abandonar o blog” e coisas simples assim. Seu Blog pode sumir da internet, da noite para o dia e você perder tudo. Isto pode acontecer a qualquer momento, sem aviso e com qualquer blogueiro.

Muita gente anda descuidada com seus blogs e, quando acontece algo, perdem a cabeça pedindo ajuda desesperadamente, quando não há muito o que fazer para recuperar o estrago feito. Antes que seu blog encontre o fim, tome certas medidas de segurança.
Cuidados simples, mas que vejo poucos blogueiros tomando, podem evitar sustos. Há situações que fogem de nosso controle, que podem decretar o fim de seus projetos com blogs e ser impossível resgatar. Veja como se prevenir.

Salve seu Blog antes que seja tarde!

Cena do Filme 2012
Backup = sem um backup constante, ao menos uma vez por semana, completo de toda a estrutura do seu blog, há riscos graves que podem fazer você perder tudo e não ter como recuperar depois. Tenha cópia de segurança do layout, dos plugins, dos seus códigos e hacks preferidos, banco de imagens, banco de dados e artigos.
Imagine que algo aconteça aos servidores do Blogger ou mesmo seu serviço de Hospedagem tenha alguma falha grave e perca seus dados e conteúdo. Só o seu backup poderá garantir que seu blog volte como era antes.
Blog de Testes = Criar um blog de testes serve não só para aprimorar o desenvolvimento do seu blog principal, como também para funcionar como uma alternativa de resgate rápido. Se algo grave acontecer com seu blog principal e não for possível recuperá-lo, bastará ativar o blog de testes.
O Blog de testes serve para correr todos os riscos no lugar do principal. É importante até que ele esteja fechado para o público externo, para evitar conteúdo duplicado, e que seja em um Host diferente do seu blog principal. Em locais diferentes, será difícil que o mesmo problema afete os dois.
Domínio e Host em dia = Sempre pague em dia a renovação de seu registro de domínio (normalmente uma vez por ano) e o seu serviço de hospedagem. Lembre-se também de pagar em dia outros serviços da estrutura do seu blog, se for o caso. Esquecer um pagamento pode levar tudo o perder também.
Por exemplo: Se esquecer de renovar o domínio, o endereço principal do seu blog, outro poderia comprar o seu endereço e passar a usá-lo e você não terá como resgatar isso. Se tem um blog com hospedagem própria, esquecer de pagar, pode acarretar na exclusão completa de todo o seu conteúdo.

Seguir as regras do Google = O Google tem regras para indexar seu blog e colocar na lista de resultados naturais das pesquisas. Boa parte de suas visitas vêem de lá. Mas o Google pode excluir seu blog ou punir por alguma irregularidade.
O mais comum é o plágio e o SPAM, que tiram seu blog da lista do Google. Mas é bom observar as boas práticas de SEO e aceitar as regras do jogo. Ficar fora do Google pode significar perder toda a visitação que seu blog recebe hoje. É quase como deixar de existir.
Códigos perigosos = Cuidado ao instalar novos plugins, códigos e gadgets em seu Blog. Por mais que você queira muito certo recurso, não vá copiando e fazendo qualquer coisa na estrutura do seu Blog. Para isso mesmo que existe o blog de testes.
Códigos maliciosos podem instalar vírus (malwares), roubar informações pessoais e até roubar a administração do seu blog. Alguns podem afetar seu funcionamento e ser impossível restaurá-lo.

Trocar senhas = Lembre-se sempre de trocar suas senhas de acesso ao blog, mas também de todos os serviços que tem na internet, incluindo emails e redes sociais. Nunca use a mesma senha de administração do Blog em outros serviços. Uma senha segura tem mais de 14 caracteres, incluindo letras (misturando maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais. É valido trocar as senhas ao menos a cada 90 dias.
Agora que você já sabe como evitar catástrofes com seu blog, é hora de tomar uma atitude colocar tudo isso em prática. As dicas aqui levantadas são para serem aplicas todas em conjunto. Somente usando de todos esses recursos é que é possível garantir o máximo de segurança para seu trabalho como blogueiro.
Existem outras medidas, mas estas são as mais significativas para evitar catástrofes na blogosfera!

Fonte: Ferramentas blog

Blogs e assuntos que vão bombar em 2013

Alguns assuntos de blogs têm grande repercussão e crescem mais de um ano para outro, dependendo de alguns fatores. Selecionei aqui alguns temas e nichos que podem ajudar você a criar um novo projeto de Blog ou mesmo melhorar o seu blog atual, que vão fazer sucesso em 2013. Claro que tudo vai depender de seu desempenho para dar resultado, mas escolher bem o assunto já é um passo à frente.

Que fique claro que estas são impressões pessoais que tenho da blogosfera para 2013. Analisando alguns fatores para certos nichos que podemo ser usados nesse ano, é possível determinar quais têm mais chances de atrair um público considerável.
Claro que apontei o tema geral, o assunto principal, que poderá ser ramificado em subtemas ou sub-nichos de acordo com o seu interesse ou suas próprias pesquisas.
Penso que estes serão os temas para Blogs que vão fazer mais sucesso em 2013.
Blog
Sobre Política = por ser o ano que precede a eleições presidenciais no Brasil, muita gente que tem blogs sobre análise política e social poderá ter boa visitação. Não é um tema para ter milhares de acessos, mas será o assunto de destaque na mídia tradicional.
Não precisa ser um blog de linha de Esquerda ou de Direita, o importante será aprofundar os debates, ter uma análise consistente das conjunturas do país e oferecer informação segura e verificável. Lançadas as bases e fidelizando seu público, os bons resultados poderão ser estendidos em 2014.
Sobre Sexualidade = não é blog de sexo ou pornografia, mas sobre sexualidade, coisas diferentes, mas interligadas. Com o sucesso do livro “50 tons de cinza” e a trilogia, esse tema ficará em alta, principalmente na literatura. O filme sobre o livro parece que também virá logo logo, o que vai fomentar ainda mais esse nicho.
Blogs que souberem abordar essa temática de forma madura, voltada especialmente para o público feminino, terá grandes chances de receber visitas em massa. Também é um nicho muito bom para monetização.
Sobre saúde = Outro tema que estará em foco é voltado para saúde física e longevidade. Blogs sobre alimentação saudável, atividades físicas, emagrecimento e tudo o que for relacionado com o envelhecimento saudável vão bombar na internet.
Cada vez mais pessoas procuram sobre esses temas, antes mesmo até de ir ao médico ou à academia. Outra questão é que a população acima de 50 anos, economicamente ativa, é grande consumidora desses assuntos, o que aumenta as chances de monetização do blog.

Sobre beleza = os temas voltados para o público feminino sempre vão ter destaque. Agora o que tem crescimento muito são blogs sobre beleza, cabelo, estética (inclusive estética cirúrgica) e maquiagem. Pesquisas indicam que as mulheres passam mais tempo pesquisando sobre esses assuntos que navegando em redes sociais. E nas redes sociais, falam ainda mais sobre isso.
O problema nesse nicho é a competição, pois já existem milhares de blogs desse tipo. O principal será saber ser diferente dos demais e encontrar uma linguagem atraente. Alta qualidade será o mais importante, juntamente com produção constante de conteúdo.
Sobre viagens e turismo = é bom aproveitar a onda de melhoria de renda dos brasileiros, que agora querem viajar cada vez mais. O dólar barato e as facilidades de tirar visto para o exterior, especialmente os EUA, estão atraindo muita gente. Um Blog voltado para esse público, com dicas, sugestões de roteiros e até busca de promoções de empresas, pode dar muito certo.
Além de ser um ótimo nicho para monetização, as possibilidades de conteúdo são infinitas, já que destinos turísticos podem ser classificados até para grupos de interesse como “casais em lua de mel”, “festas e eventos/shows”, “turismo internacional”, intercâmbios etc. Penso que este seja o melhor nicho para 2013.

Sobre carreira e profissão = ainda aproveitando as conjunturas do país, o desemprego em queda favorece quem está querendo crescer profissionalmente. Blogs que forem voltados para profissionais liberais, investimento em carreira, crescimento profissional e semelhantes, podem ter grandes chances.
Depois de conquistar um bom emprego, todos querem melhorar e crescer, então os passos para estudar mais, fazer cursos, procurar novas posições no mercado, tudo isso atrairá muita pesquisa na internet.
.
Existem outros nichos e temas que poderão dar grande resultado para esse ano de 2013 que começa. O importante será você encontrar qual o espaço que o seu nicho oferece para crescer e ampliar. Qualquer blog pode ser promissor e só dependerá de você para dar certo.
Se tem alguma outra sugestão, aproveite os comentários para dar esse dica para outros ou comente as opções que apresentei.

Fonte: Ferramentas blog

Escolhendo um Template para o seu Blog

Primeiro: O que é "Templates"?
Todo blog tem uma cara, um "layout", um modelo básico. Os Templates são os vários modelos disponíveis (normalmente um arquivo do tipo XML) para você dar um visual diferente para a página que está criando.
As diversas plataformas de Blogs oferecem algumas opções. Mas mesmo assim, outros usuários e programadores de internet criam novos modelos.
Segundo: Que cara terá o seu blog?
Ao criar sua conta de blog, você escolheu um modelo para o visual dele. Modelo esse já pré-definido pela plataforma que você usa (Blogger da Google, por exemplo).
Se você está usando o Blogger da Google, aí vai uma dica para mudar a cara do seu blog e encontrar novos modelos.
Refizemos este artigo e criamos um outro para ajudar ainda mais. Agora temos um vídeo tutorial, passo-a-passo. Assista para completar esta artigo:


Usando o Padrão:
1. Para os modelos oferecidos pelo Blogger, basta clicar na aba "Layout" e, em seguida clicar em "Escolher novo modelo".
upload do template Ferramentas Blog 2. Selecione na lista que aparecer o modelo de Template que lhe agradar. Você pode visualizar como ficará em seu site com as suas postagens.
Obs.: Trocar o layout do blog não apaga os artigos lá publicados.
3. Escolhido o que mais lhe agradou, basta clicar em "SALVAR MODELO". Pronto.
Outros modelos:
Existem muitos sites com modelos (templates) para blogs. Estes vêm com muitas ferramentas, cores e esquemas novos. Um bom site para encontrar alguns é o Blogger Templates com centenas de opções.
1. A primeira coisa a fazer é encontrar e visualizar o modelo que lhe agrade. Então faça o download (será um arquivo compactado em ZIP). Descompacte o arquivo. Nele vem algumas instruções de como implantar o novo template no seu blog.
2. Agora é preciso fazer o upload do arquivo. Clique em "Layout" e em seguida escolha a opção "Editar HTML".
3. Na Janela que abrir, a primeira coisa a fazer é salvar o modelo que você está usando com as modificações que você já fez. Isso garantirá que consiga retornar ao modelo antigo caso não goste do novo ou algo dê errado.
Para saber como fazer um backup do modelo atual, clique aqui!

4. Na mesma janela, clique no botão "Procurar" e selecione o arquivo do novo modelo na pasta onde você o descompactou (será um arquivo do tipo XML obrigatoriamente). Então basta clicar no botão "Fazer upload" e depois em "SALVAR MODELO".
upload do template Ferramentas Blog
Se algum tipo de erro surgir, leia o seguinte tutorial com muita atenção:
Tudo isso é bom fazer antes de elaborar demais o seu blog. Assim você pode procurar por modelos mais adequados ao que você precisa.

Backup do Modelo de Layout do Blog

Já vi muita gente reclamando nos fóruns de ajuda para blogs que perderam tempo ou mesmo trabalhos inteiros por não tomarem um cuidado simples: salvar uma cópia de segurança do seu blog. É possível ter em seu computador um arquivo de backup da situação atual do Layout de seu blog com tudo o que você modificou nele.

Isso é importante quando você quer testar algum novo Template ou algum recurso que precise modificar o código do seu modelo. E esta é uma situação delicada e arriscada, mesmo para os veteranos no assunto. Leia o artigo e assista ao vídeo abaixo.

Sempre que for fazer novas modificações no código, com um único clique você pode garantir a possibilidade de recomeçar do ponto onde estava se algo sair errado ou não gostar do que fez. É uma forma de restaurar e recuperar de possíveis erros e/ou arrependimentos futuros. Já passei por isso: achei ter encontrado o template perfeito; tudo instalado e funcionando – aparentemente: até alguns amigos reclamarem que não encontravam meu endereço de Feed mais. Como não entendo nada de programação para internet, perdi muito tempo até descobrir que eu tinha apagado a linha do Feed. E até hoje não tenho certeza do que realmente fiz de errado.

Para fazer Backup:
1. Vá à já conhecida janela do "Layout" e clique em "Editar HTML". Simples.
barra27

2. Agora, bem à sua frente, basta um clique sobre o link "Baixar modelo completo".
3. É com salvar qualquer arquivo que você faz downloads na internet. Escolha um local adequado em suas pastas de arquivos e salve. Você pode renomear o arquivo sem problemas.

Fonte: Ferramentas blog

Erros ao Instalar um novo Template no blog

Essa é uma dica muito útil pra evitar problemas. O primeiro susto é que, ao trocar o template, tudo o que você modificou no antigo, com inserções de JavaScripts e outros códigos dentro do HTML original, bem como os gadgets (ferramentas) e elementos de página em geral que você tinha criado, vão ser apagados. Você terá que refazer tudo. Então, prepare-se para ter que refazer esses elementos e, para não perder tempo, procure ver se se lembra bem de como os criou e onde os encontrou.

A coisa mais importante é ter um backup completo do seu blog, antes de fazer qualquer mudança (veja aqui como fazer backups do seu modelo). Isso garante que poderá retornar ao modelo antigo caso não goste das novas mudanças ou algo dê muito errado ou mesmo não fique como esperado. Ah! Trocar o template não apaga o que já foi publicado, não perde os artigos.

Com tudo seguro, outro conflito recorrente é quando se começa o upload do arquivo do novo template do seu blog. Um aviso confirma que os Gadgets atuais serão apagados.
Ao confirmar para continuar, outro erro pode ocorrer, abrindo uma janela dizendo que não é possível continuar e um código aparecerá no meio da tela. Isso se dá quando algum dos conteúdos dos gadgets dão algum erro de conflito durante a substituição dos códigos. O modelo antigo é mantido, mas o novo não é instalado.
É muito simples: para evitar esse problema, apague manualmente os elementos de página, os gadgets, do modelo antigo. Assim poderá tentar mais uma vez fazer a instalação do novo modelo e tudo funcionará bem!

Fonte: Ferramentas blog

Erro “bx” para mudar Template do blog

Muitas pessoas estão tendo problemas para mudar o template de seu blog por conta de um erros que acontece justo na hora que fazem o upload do novo arquivo de Template em XML. Esse é um erro de conflito com os gadgets do modelo antigo com o que está sendo instalado e tem algumas soluções que podem evitar problemas futuros. Veja abaixo como resolver isso.


Essa janela de erros está atormentando a vida de muitos bloggueiros ultimamente e parece algo sem solução. Quando comecei a criar o [ Ferramentas Blog ] publiquei um pequeno artigo com uma solução que eu mesmo encontrei para contornar o problema: “Erros ao Instalar um novo Template no blog”. Eu já havia identificado que isso era um conflito de gadgets, onde os elementos de página do modelo antigo não são apagados devidamente e acusam erro com o novo template.

ErroTemplate01

Antes de fazer qualquer modificação em seu blog atual, faça um backup do modelo para segurança e evitar problemas no futuro e você poder retornar ao que era antes. Depois, a solução mais simples para instalar o novo modelo de layout é apagar todos os gadget manualmente antes de começar a fazer o upload do novo Template no seu blog.

Outra solução bem objetiva é instalar um novo navegador para internet, o Ópera. Muitos bloggeiros já divulgaram que não têm esses conflitos usando esse navegador. Eu não testei, mas de qualquer maneira serve para, ao menos, você ver como fica o seu blog em outra forma de navegação e é sempre bom ter mais de uma opção que não seja apenas o velho Internet Explorer.

Aqui vou disponibilizar outra solução, caso as anteriores não funcionem ou você já tenha tentado ou está desesperado.

Etapas:
1. Limpe o cache dos navegadores de internet que você usa. É aquela função de apagar histórico, coockes, senhas, arquivos temporários do navegador e tudo o mais que o navegador armazena. Essa é uma etapa superficial, mas ajuda.

2. Abra o arquivo XML do novo template no bloco de notas, por exemplo, e procure pelos IDs de todos os gadgets que vêem prontos nele e troque os números por um a mais, ou seja, se o gadget chama “Blog1”, mude para “Blog2”. Eles aparecem assim, veja o exemplo:

Atuais
b:widget id=’Header1′
b:widget id=’Blog1′
b:widget id=’Label1′
b:widget id=’HTML1′
Modificados
b:widget id=’Header2′
b:widget id=’Blog2′
b:widget id=’Label2′
b:widget id=’HTML2

Isso vai variar em cada caso e em cada modelo de template, por isso é um trabalho manual e demorado. Seja paciente e cuidadoso. Com isso você não terá mais problemas para instalar um novo template.

Fonte: Ferramentas blog

Como editar Templates e fazer backups no Novo Blogger?

Agora que a equipe do Blogger (Google Blogs) liberou o uso do novo painel para todos os usuários, ficam as dúvidas até que se consiga aprender a usar e encontrar o que precisamos. Está tudo lá nos menus, nada sumiu nem foi tirado, apenas mudou de lugar ou de nome, funcionando como antes. Vou mostrar aqui como podemos fazer backups de nossos templates, posts e comentários, além de como encontrar o “Editar HTML” do código fonte do seu Blog.

Recomendo que você comece assistindo ao vídeo que fizemos para mostrar as novidades do novo painel do Blogger, que inclusive mudará de nome e passará a ser “Google Blogs”:

Para acessar o novo painel do Blogger você precisa entrar pelo endereço http://draft.blogger.com/ que te levará à plataforma de testes. Isso significa que, se não gostar do novo painel, o antigo ainda está disponível pelo endereço padrão http://www.blogger.com/.
Mas se você quiser usar o novo Google Blogs para ir se acostumando com as mudanças, então precisa saber como lidar com recursos importantes. Fazer backups completos de seu blog e editar o código fonte, são coisas vitais.
Como editar o HTML do template, trocar templates e fazer backups?
Para você continuar editando o código fonte do seu template, tendo acesso a todo o HTML e CSS e fazer mudanças na estrutura de seu blog, é preciso acessar o menu “Modelo”, como ilustra a imagem abaixo:

Nesse menu há todas as possibilidades de mudanças que você pode fazer no layout do seu blog no Blogger (Google Blogs). Logo depois de entrar nesse menu, role a página até o final, onde estão os links para controle de seu template. Lá você verá a opção “Fazer backup / Restaurar modelo” e o link de “Editar modelo”, como na imagem abaixo:

O novo painel ainda mantém todas as possibilidades de controle que você pode ter sobre o seu blog. O mais importante aqui é poder baixar o arquivo XML do seu template para fazer backups, além do editor de HTML para fazer mudanças na estrutura do layout.
Como fazer backup dos posts e comentários no novo Blogger?
Já para fazer backup completo de todo o conteúdo do seu blog, incluindo posts e comentários, ou mesmo para restaurar algum conteúdo, migrar e eliminar, o menu foi para o final.
O novo menu é o “Detalhes” e clique em seguida no “Outro”, como mostrado na imagem que segue:

Note que bem no topo estão os links para exportação e importação do conteúdo do seu blog. Mas tome cuidado com o link de excluir, pois isso é irreversível.
Para fazer o backup dos posts e comentários, basta clicar no link “Exportar blog” para fazer o download do arquivo completo em XML. Isso não apagará nada em seu conteúdo, apenas vai criar um arquivo de backup para sua segurança ou para transportar o conteúdo para outro lugar ou outro blog

Fonte: Ferramentas blog

Contador de Visitantes On-line

Essa é uma dica bem simples e objetiva.

Um elemento muito interessante para o seu site ou blog é saber quantas pessoas estão on-line naquele instante lendo o que vc publicou. Além dos contadores de visitas tradicionais que lhe dizem o total de visitas recebidas ou os sites de análizes detalhadas, você pode visualizar seus visitantes onlines.

Para isso, basta entrar no site da OPromo pelo link que segue: http://www.opromo.com/servicos/usuariosonline/cadastro_useronline.php

Ele te leva direto à parte de como adicionar esse tipo de contador ao seu blog. Com uma grande vantagem: esse serviço é gratuito, não tem imagens de publicidade e é uma ferramenta bem discreta e simples.
Existem vários modelos e tamanhos para o ícone e tb a fonte do texto. Tudo em apenas seis passos e é possível visualizar o resultado antes de colocar na sua página.
No sexto passo lhe será fornecido um código de script para ser colado no seu blog. Então, basta criar um novo elemento de página em “Layout”, clicando em “Elementos da página” em seguida.
Adicione um novo Gadget do tipo “HTML/JavaScript” e cole o código que vc copiou do OPromo.
Pronto. Agora é só mover o novo elemento para onde achar mais adequado na página e acompanhar seus visitantes. Veja o meu como ficou:

1 Visitante Online

Fonte: Ferramentas blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Blog é meu e faço o que eu quiser!

Eu entendo que quem visita o [ Ferramentas Blog ] procura encontrar o máximo de conteúdo útil para ajudar no desenvolvimento de seus próprios blogs. Faço isso porque gosto e fico satisfeito em ver que meu blog é apreciado. Falo muito de regras, dicas e tutoriais, sobre como você pode desenvolver seu blog, mas eu não tenho o direito de dizer o que você tem que fazer. O blog é seu, e você faz dele o que quiser e achar melhor.
Esse é um tema pouco debatido. Pensamos pouco sobre a pessoalidade dos Blogs, mesmo que sejam de visitação pública, um blog é uma atividade pessoal (na maioria dos casos). Isso vale para este blog e blogueiro que vos fala agora. Um blog é algo pessoal e, por mais que queiramos visitas e leitores, ninguém tem o direito de nos dizer o que vamos ou não fazer com nossos blogs.
Escrevo isso agora em função de um incidente no dia Primeiro de Abril (sim, o dia da mentira), quando republiquei uma brincadeira da equipe do Blogger:
Você que é um leitor inteligente já percebeu que se tratava de uma brincadeira, só de ler o título isso fica evidente, pois o Blogger já é da Google desde 2003. Mas teve um leitor desavisado que ficou chateado por eu publicar algo assim.
Ele não é o único, infelizmente, mas temos que aprender a conviver com tudo e todos. Já teve gente que me xingou por menos ao não conseguir executar um tutorial ou por eu não responder todos os emails; houve até que disse que não assistiria mais meus vídeo porque tenho vitiligo.

myblog
Algumas pessoas podem pensar que nossos conteúdos, o do meu blog e o seu, estão a serviço delas. Também não quero que pensem que estou aqui para ditar regras e normas sobre o que se deve ou não fazer com blogs. Tudo o que faço são apenas sugestões, dicas e ajudas gerais. Você faz do seu blog o que quiser.
Por isso que nunca respondo pedidos de “avaliação de blogs”. Quando me pedem para visitar o blog e dizer o que penso eu me recuso a tal coisa. O Blog é seu e você faz dele o que você quiser! Ninguém tem direito de dizer para você o que é certo ou errado.
ATUALIZAÇÃO: Vale lembrar que modero os comentários do meu blog como eu quiser. Aprovo só o que for de meu interesse e que considere relevante para o conteúdo do meu blog. Claro, só vou aprovar o que eu considero util e que seja benéfico para a minha imagem.

Fonte: Ferramentas blog

Como evitar distrações na internet enquanto cuida do seu Blog

Hoje, trabalhar com internet é cada vez mais difícil. Isso deve, entre outros fatores, à ampla concorrência que a internet possibilita ao permitir que qualquer um domine suas entranhas. E isso não é diferente para os blogueiros, ou seja, todo blogueiro, se não manter  o seu blog bem atualizado, corre o risco de perder espaço na internet, e consequentemente tudo aquilo que ele pode ganhar com o tempo, ou seja, visitantes. Além disso, concentrar-se mediante tudo o que a internet nos proporciona atualmente é cada vez mais difícil, e não-raro é frequente nos vermos perdidos frentes às pequenas distrações que a navegação nos proporciona. Hoje, apresentaremos algumas ferramentas úteis para evitar tais distrações.

Selecionei aqui alguns recursos que você pode usar em seu dia a dia como blogueiro para melhorar sua produtividade. Especialmente para quem trabalha em casa, é importante evitar a distração para não abandonar o Blog e perder tempo com coisas inúteis ou que não são relevantes naquele momento.

As vezes esquecemos que o computador é multitarefa, mas nós só damos conta de uma coisa de cada vez. A internet nos distrai muito com suas redes sociais, janelas para conversar com nossos amigos o tempo todo, vídeos interessantes entre outras milhares de coisas, como jogos e diversões.
Mas, na hora de cuidar do blog, é melhor ter toda a atenção focada.

Como ler algo sem se distrair

Quando queremos ler algum assunto de nosso interesse, é comum aparecer itens que podem chamar, eventualmente, nossa atenção. Coisas como links na sidebar, anúncios (que em alguns momentos podem ser interessante), itens animados e afins são coisas que que estão cada vez mais presentes na internet, e esse tipo de coisa pode dificultar um pouco a concentração mediante ao que é mais importante: O texto. Graças à isso é que é cada vez mais comum o surgimento de extensões como a MagicScroll. Que será apresentada abaixo:

MagicScroll

A MagicScroll é uma extensão gratuita, disponível para Google Chrome, que permite remover tudo o que não é interessante em uma página web. Ela faz isso ao detectar o texto principal da página e mostrá-lo em uma visualização semelhante à de um livro. Isso possibilita que qualquer página com texto na internet se torne automaticamente mais “legível” e evite maiores distrações de forma rápida e fácil. Além disso, essa extensão também adiciona um interessante recurso de rolagem automática (vindo daí o nome da extensão) para o texto, evitando assim o “esforço” de ir rolando a barra de rolagem durante a leitura do texto.
Seu uso é bem simples: Basta acessar uma página com o texto que você quer ler e clicar no botão adicionado pelo MagicScroll. A página mostrada acima se abrirá e você poderá personalizar tema, cor de fonte e afins. Simples, não?
Além disso, para páginas que não tem um contraste de cor ou tamanho de fonte adequado, o MagicScroll permite alterar tais aspectos no texto, permitindo assim proporcionar uma leitura em um texto com bom contraste e bom tamanho de fonte, como visto no screenshot acima.
Outra extensão para Google Chrome, que cumpre uma função semelhante, é a Clearly, apresentada abaixo.

Clearly

O Clearly tem alguns recursos adicionais ao MagicScroll que podem vir à facilitar a sua vida, mas que, pessoalmente, não me aparentam ter muita utilidade. Um dos recursos dele é, por exemplo, a sincronização fácil de trechos do texto lido (ou de todo o texto) em uma nota do Evernote. Outro recurso que me pareceu muito interessante, mas que infelizmente está limitado à usuários do plano Premium (ou seja, pago) do Evernote, é a conversão de texto em fala: Funciona assim, você acessa uma página com o texto que você quer ouvir, clica sob o botão do Clearly e clica sob outro botão, localizado na barra lateral da página mostrada pelo Clearly, para ouvir o texto sendo ditado normalmente em cerca de 20 idiomas. Simples, não?
Visualmente, o Clearly se assemelha um pouco ao MagicScroll. Entretanto, não tem recursos do mesmo como a rolagem automática e a visualização em formato de livro, por exemplo, tornando sua leitura mais limpa enquanto não perde a estrutura controlada por barras de rolagem tão bem usada na internet. Uma função que o Clearly tem que o MagicScroll não possui de maneira natural é a opção para imprimir o texto. Parece banal, mas através da conversão de PDF’s nativa do Google Chrome, é muito útil para quem gosta de se “desconectar” às vezes.
Seu uso também é simples e basicamente igual ao do MagicScroll: Basta abrir uma página, clicar no botão referente ao Clearly e pronto, a página está limpa e adaptada para leitura.

Como escrever algo sem se distrair

Com as ferramentas mostradas até o momento, é possível notar que é possível ter uma leitura bem simples sem distrações e elementos desnecessários, mas a vida de um blogueiro não é composta apenas por leitura, mas também por escrita, afinal, de nada adianta um blogueiro que tudo sabe mas não compartilha (escreve) seus conhecimentos. Assim sendo, é para evitar maiores distrações que plataformas com o WordPress disponibilizaram aos seus usuários a opção “Modo de Escrita Sem distrações”, ativada através do atalho de teclado ALT+SHIFT+W, que coloca o editor de posts em tela cheia, evitando mostrar outros detalhes deste excelente CMS de forma a evitar a tão falada distração.

Nem sempre, porém, um blogueiro usa o WordPress, ou mesmo deseja escrever algo nesta plataforma. É por isso que surgiu sites como o QuietWrite, que será apresentado abaixo.

QuietWrite

QuietWrite é um site que lhe permite escrever evitando ao máximo qualquer distração. Seu uso é gratuito, simples e não necessita de extensões. Além disso, não é necessário cadastro, embora seja possível efetuar cadastro para salvar os textos em sua própria conta. Para usá-lo, basta acessar o endereço http://www.quietwrite.com/, clicar no botão “Click to Write” e começar à escrever. Simples, não?
Para evitar ainda mais outras distrações, uma recomendação própria da equipe do QuietWrite e que vale também para o editor de textos do WordPress é deixar o navegador no modo de tela cheia. Assim, outros programas não terão mais sua atenção de forma tão simples e você poderá se concentrar mais no que realmente interessa.
Visualmente, o QuietWrite é muito limpo e muito fácil de usar, se aproximando bastante ao modo de escrita sem distrações do WordPress. E suas funcionalidades, por mais simples que sejam, cumprem bem o papel de evitar distrações desnecessárias.
Bom, com ferramentas como essa já é possível ter uma concentração melhor em relação ao que queremos ler ou escrever. E você, o que acha de tais ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Ferramentas blog

Blogs perdem visitas por conta de mudanças no Google Imagens

O mecanismo de busca do Google está em constante transformação, especialmente no algoritmo para indexação de conteúdo. Mas mesmo uma simples mudança no layout ou na forma de exibir os resultados pode afetar as visitas que recebemos vindas do Google. Isso aconteceu com o Google Imagens e pode ter afetado seu blog, fazendo-o perder grande quantidade de visitas. Mas essa queda também é relativa.

Desde o dia 29 de Janeiro/13 que a pesquisa por imagens no Google tem um novo layout e nova forma de exibir os resultados orgânicos (naturais, que não pagaram para ter destaque). Esse mudança gerou perdas significativas para muitos blogueiros, onde alguns relatos afirma queda de 80% nas visitas.
O que o Google fez foi, ao invés de abrir a imagem dentro de um frame na página original do autor, esta agora abrindo um menu com as opções de exibição, sem precisar abrir a página da fonte da imagem.
Antes era algo assim quando você achava uma imagem no Google e clicava nela:
Tela antiga do Google Imagens
Note que a imagem era aberta sobreposta à página do seu blog no fundo, com um menu na lateral direita, dando opção da pessoa ver a imagem em tela cheia ou abri-la na página original do site/blog. Mesmo que a pessoa clicasse para ver “Imagem em tamanho natural” a visita já foi contabilizada para seu Blog.
Agora ficou da seguinte maneira a exibição dos resultados de buscas por imagens quando a pessoa clica numa imagem desejada:
Nova tela do Google Imagens
Com esta nova forma de exibição não há mais a entrada na página de origem da imagem e a pessoa já pode ver os detalhes e os botões de opção para exibição completa ou ir para a página de origem. Isso elimina a contabilização da visita na abertura por frame.
Aqui no [ Ferramentas Blog ] temos poucas visitas vindas por pesquisa de imagens, mas isso diminuiu nossas visitas em cerca de 2% e o gráfico abaixo, retirado do nosso Analytics, deixa claro como foi significativa a perda:
Gráfico com a queda de visitas por pesquisa de Imagens

Isso realmente prejudica os Blogs?

Pensando de forma mais consistente sobre a origem das visitas nos blogs, especialmente aqueles afetados por essa mudança, não vejo isso como negativo. Mesmo as visitas vindas por abertura do frame do antigo layout do Google Imagens, elas não eram de qualidade e pouca gente entrava no site ou Blog original para ver a imagem dentro do conteúdo e se tornava um visitante de fato.
Os número não eram reais uma vez que não se tratava de uma visita realmente interessada no seu conteúdo, mas apenas na imagem que você tinha.
A não ser que seu blog foi um trabalho de fotografia, artes ou coisa semelhante, com direitos autorais reservados e qual tal visibilidade, mesmo que só da imagem, fosse significativo, para os demais, a queda só representou números de visitas que não se tratava de visitas relevantes ou importantes.
Podem reparar que a taxa de rejeição de seu blog deve ter diminuído, pois a antiga forma de exibição do Google Imagens gerava altas taxas de rejeição, além de pouco tempo na duração das visitas e poucas visualizações de páginas. Ou seja: isso prejudicava o real desempenho do seu Blog. Mascarava os seus números efetivos.

Como recuperar essas visitas?

Pode ser interessante pensar em forma para buscar essas visitas novamente para seu blog ou gerar algum destaque, especialmente para quem trabalha com conteúdo feito basicamente com fotos.
Uma tática bem simples é adicionar marca d’água ou sobrescrever as imagens com o seu link e/ou seu nome/nome do Blog. Desse modo, se a pessoa quiser usar aquela sua imagem, manterá as referências ou será impelida a visitar sua página para encontrar mais material e conteúdo.
Penso que esta seja a forma mais eficiente de dar maior visibilidade ao seu blog, mesmo que a pessoa não abra sua página diretamente pelo Google Imagens.

Fonte: Ferramentas blog

Como ajustar a largura das imagens automaticamente no Blogger

Um dos problemas da maioria dos usuários do Blogger é conseguir ajustar suas imagens ao espaço exato que têm na área de postagem. O padrões de tamanho das imagens do Blogger são confusos e não exibem medidas em pixel (px). Desse modo algumas imagens ficam grandes demais ou pequenas demais. Vamos ensinar aqui como deixar esse ajuste automático, mesmo para imagens no tamanho original que sejam mais largas que a área de publicação, ajustando-se automaticamente, sem perder a qualidade.

Note que é difícil colocar uma imagem nos posts do seu Blog no Blogger de forma perfeitamente ajustada na largura, sem perder qualidade ou sem ficar desproporcional ao espaço que existe. As opções padrões do Blogger são poucas e não nos dão controle.
Quem deseja colocar uma imagem bem ajustada precisa editar e ajustar o arquivo num editor de fotos antes de colocar no blog. Mas nem todos sabem fazer isso e alguns podem querer aplicar a imagem em seu tamanho total, para quando o visitante clicar na imagem poder vê-la grande.
Quando colocamos uma imagem grande demais no Blogger, é isso o que acontece:

Mantive a opção “Tamanho original” marcada e a imagem nem cabe na tela do editor de postagens. Se publicar assim, não caberia também na largura do layout da área de postagem do meu Template.
Adicionando um pequeno trecho de CSS no código fonte do seu Template no Blogger, pode resolver esse problema e você conseguirá usar imagem sempre no tamanho original, ajustadas automaticamente.
  • Você pode ver funcionando no Blog de Testes : “Testando Blogger FB“. Verá que a imagem do Logo do Blogger está ajustada e se clicar nela, abrirá no tamanho original.
Para aplicar em seu blog esse recurso, abra o painel do Blogger, clique no menu “Modelo” e depois no botão “Editar HTML”. NA tela onde está exibido o código fonte do seu template, procure pela seguinte linha:
]]></b:skin>
Imediatamente ANTES dessa linha, cole o trecho que segue, sem modificar nada:
img {
max-width: 100%;
height: auto;
width: auto\9; /* ie8 */
}
Salve o modelo e faça o teste adicionando novas imagens bem mais largas que a área de postagem do seu blog para ver o resultado.
Isso também aplicará a mudança em imagens que já estava publicadas e usavam um espaço maior que a largura padrão do seu Blog.
Esta dica é um passo simples para que suas imagens abram perfeitamente para qualquer navegador e não distorça a experiência do usuário.

Fonte: Ferramentas blog

Quanto dinheiro é possível ganhar com um Blog? [vídeo]

Seja usando o Google AdSense ou outros serviços de monetização de Blogs, há muitos mitos sobre essa questão, mas pouco se fala do potencial de ganhos reais com anúncios ou mesmo a venda de algum produto ou serviços.

O Google AdSense é o serviço mais usado entre blogueiros para colocar anúncios em um blog, para se tentar ganhar algum dinheiro pela internet. Funciona de forma bem simples: você coloca os blocos de anúncios em suas páginas, os visitantes clicam e a Google remunera pelos cliques válidos recebidos. Outros programas funcionam de forma similar, alguns pagando comissões de vendas.

Quer saber quanto dinheiro você pode ganhar com seu blog? Então assista esse vídeo e leia os artigos citados logo abaixo.

Recomendo também que conheça nosso E-book, com toda ajuda que você precisa para criar um blog de qualidade e que atenda suas necessidades na web:


Fonte: Ferramentas blog

Como ter o novo layout de Canal do Youtube

O Youtube é muito mais que um lugar para vídeos. É uma rede social muito poderosa e uma fonte de divulgação eficiente para Blogs, sites, negócios, serviços e entretenimento. Ter um canal no Youtube é fundamental para blogueiros de todos os níveis. Agora os Canais do Youtube têm um novo layout e vou mostrar aqui como você pode ter o seu Canal renovado e configurar os novos itens.

Todo o layout do Youtube foi renovado nos últimos meses, o que inclui os canais dos usuários. Essa renovação deixou o serviço mais leve, fácil de navegar e encontrar o que buscamos.
Quem tem conta no Youtube para publicar seus vídeos, precisa manter um Canal, onde todos os vídeos são armazenados gratuitamente e organizados como se fosse um Blog de vídeos. Nesse canal, o seu público alvo pode inscrever-se para receber atualizações, comentar, e interagir com seus vídeos.
Com a nova cara, o Youtube ficou mais adequado aos aparelhos móveis e vários outros formatos de tela.
Novo canal do Youtbe

Como ter o novo Canal do Youtube?

Simplesmente acessar o seu antigo canal ainda não permite migrar para o novo formato. Se você gosta do antigo, ainda não precisa mudar para o novo. Mas daqui a pouco ele será obrigatório para todos.
É preciso acessar o link http://www.youtube.com/onechannel para ter o novo formato de canais do Youtube.
Neste link você verá as novidades e, rolando a página até o final, poderá concordar com os termos e clicar no botão para ativar o novo estilo de layout de Canais para o Youtube.
O próximo passo será configurar os itens disponíveis, como a imagem de capa, que precisa ter 2120×1192 de medida para funcionar bem.
Além da imagem de capa, também poderá mudar a imagem do perfil, ordenar os vídeos e até criar uma mensagem de boas-vindas para os novos visitantes do Canal.

Fonte: Ferramentas Blog

Por que CopyLeft não faz sentido para a Blogosfera?

Copyleft é um termo usado para permissões de uso de material autoral de forma livre. É o contrário de Copyright (direitos autorais reservados). Há vários aspectos e detalhes para as permissões e formas de uso, de acordo com o interesse do autor original. O foco é não limitar a propriedade de direito de forma totalmente irrestrita, ou seja, permitir certos níveis de cópias. Esse é um debate constante na internet, onde não vejo muito sentido para alguns usos do Copyleft.

No Brasil, o Copyleft é mais conhecido pela vertente Creative Commons (CC), que determina como uma obra pode ser usada sem a regulamentação automática dos Direitos Autoriais Reservados (Copyright). O que acontece é que você pode querer permitir que sua obra (seja de qual tipo for) possa ser usada por terceiros, indicando como e o que você permite, mas também o que NÃO permite.
Por exemplo:
  • Pode permitir que a obra seja reeditada, se for um vídeo ou áudio, até mesmo reescrita, desde que indiquem você como fonte original. Só que não permitirá o uso comercial das obras derivadas.
  • Também pode permitir tudo, inclusive o uso comercial.
  • Inclusive poderia permitir apenas a cópia e distribuição, sem autorização prévia, sem comercialização, desde que citada a fonte original.
E por aí vai. As combinações das permissões que quer dar ficam a seu critério. Para cada tipo de permissão ou não-permissão, há um símbolo que representa aquilo, como pode ser visto na imagem abaixo.
Licenças Creative Commons
Todos os detalhes sobre com a licença Creative Commons podem ser usadas em seus projetos, obras e trabalhos na internet, podem se encontrados no http://creativecommons.org.br/.

Para quê permitir copiar e redistribuir?

Em se tratando de conteúdo na internet, uma coisa que não entendo nas licença Copyleft é a permissão de duplicar e redistribuir o conteúdo, desde que citada a fonte.
O site da Creative Commons está usando a licença “Atribuição – Compartilhamento pela mesma Licença (by-sa)“, que permite a cópia, reescrita e adaptações do conteúdo que lá está, inclusive para fins comerciais. Mas veja bem o que eu fiz neste início de artigo: usei o site deles como fonte de informações, sem copiar, sem reescrever e nem adaptar nada que está lá. Passei a informação de forma resumida e citei a fonte para que você leitor vá ao lugar de origem ler sem a minha intervenção.
Isso é o sentido da internet. Não foi preciso copiar nada, nem modificar para passar uma informação pra frente, respeitei os “direitos autorais” daquele site e criei algo original. Como já ensinei aqui neste artigo:

Mas, por outro lado…

Entendo que em alguns casos e certas obras, algumas permissões fazem todo sentido, especialmente aquilo que exige colaboração, quando algum músico, por exemplo, quer experimentar sua arte interpretada por outros.
Melhor ainda para os desenvolvedores de Internet com o código HTML e CSS, além de outras dezenas de linguagens totalmente livres para o uso e aprimoramento. O próprio WordPress é um serviço Copyleft, permitindo até a criação de obras derivadas para fins comerciais (veja a licença aqui).
O símbolo mais conhecido do Copyleft é o oposto do Copyright como se pode ver na imagem abaixo, representados pela letra “C” dentro de um círculo:
copyleft copyright
As regras de ambos os casos servem em questões específicas e podem ser uteis de acordo com os interesses e usos das pessoas envolvidas.

Liberdade de informação?

O que muitos confundem na internet é que, mesmo quando há direitos autorais reservados (Copyright), não se está limitando o acesso à informação.
Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] temos um termo de licença de uso do conteúdo bem restritivo (Leia: Política de Conteúdo). Não permitimos obras derivas, nem cópias e duplicações para a maioria das coisas. Isso não significa que estamos impedindo as pessoas de terem acesso livre ao conteúdo publicado aqui.
Como exemplificamos no início do artigo, é possível citar um bom trabalho, sem precisar copiar. A indicação do link e o direcionamento das pessoas é a forma mais democrática e honesta de se multiplicar a informação. Qualquer um pode ver o que publicamos aqui, desde que seja dentro de nosso endereço.
Liberdade de Informação

A internet é sempre colaborativa!

Por isso mesmo a internet é colaborativa e precisamos saber como usar as licenças existentes, dentro de seus limites e leis, sem prejudicar o trabalho do outro. Muitas vezes levantam-se bandeiras de ações pró liberdade na internet de forma equivocada.
O título desse artigo foi apenas provocativo, para mostrar que nem sempre algo faz sentido para todos ou faz sentido todo o tempo. Existir direitos autorias reservados não limita o Copyleft e o Creative Commons junto com o Copyleft não são a unica forma de garantir a liberdade de expressão e informação na internet.
O velho debate sobre plágio fica mais claro para os defensores do plágio e mais tranquilo para quem defende suas obras. Podem usar meu conteúdo, para aprender, aprofundar e ser original, sem precisar copiar, duplicar e violar meus direitos. Citar e recomendar algo é multiplicar a internet e recompensar o autor com visitas e cliques.
Em outros casos, aquele autor vai querer colaborações mais diretas e amplas, lançando mão do Copyleft ou do Creative Commons, para avisar às pessoas o que ele quer.
Abaixo segue um vídeo para finalizar o assunto dando mais detalhes sobre o Creative Commons. Por fim, dê sua opinião nos comentários se você leu até aqui.

Copiar é feio. Linkar e citar é lindo.

Alguns assuntos sempre voltam, mas dessa vez vamos falar de forma mais light e aprender algo simples que todos nós blogueiros devemos pensar e agir. Um argumento que sempre escuto de plagiadores e duplicadores de conteúdo é que estão “divulgando” e “ajudando” a passar uma informação adiante, que a “internet é assim”. Mas será que essa é mesmo a forma de nos ajudarmos?

Copiar é feio.

Mesmo que você tenha boa intenção, querendo apenas “passar uma boa ideia a diante”, simplesmente copiar e colar o que está em outros blogs e sites não vai ajudar em nada. Isso na verdade atrapalha e muito.
Duplicar conteúdo viola princípios básicos do bom funcionamento da internet. A rede é feita de links, hiperlinks, projetada para interligar conteúdo pelas URLs (endereços das páginas). É sempre um lugar apontando para outro, formando uma teia, uma rede de informações.
Isso fica mais claro quando pensamos nas regras de indexação do Google, principalmente com o advento do Panda. A Google abomina conteúdo duplicado, mesmo quando se está citando a fonte ou que você tenha autorização para copiar e republicar. A Google gosta de conteúdo único, original. Ao duplicar e copiar algo (repito, mesmo com autorização) a Google não indexará seu blog/site e o autor ainda pode denunciar você e até processar.

Linkar e citar e lindo.

Para manter a internet viva e relevante, o melhor que se faz é, quando encontrar algo que você gostou e quer que todos leiam, escrever um post/artigo resumindo o que você achou e indicando que seus leitores visitem o link para ler o conteúdo original direto de sua fonte.
Ao indicar conteúdos originais e relevantes para o seu público, a Google vê seu blog/site com bons olhos, o autor original também ficará feliz e pode até se tornar seu parceiro citando você de volta.
Mais ainda o seu público confiará em você, tendo seu blog como referência para encontrarem bons conteúdos e se manterem informados.
Se caso você quiser escrever sobre algo que você leu e gostou em outro lugar, use aquilo como fonte de inspiração, cite e comente o que leu antes e então escreva a sua visão, a sua forma de entender e pensar aquele assunto, ampliando o tema e multiplicando o conhecimento. Aí sim você estará ajudando e promovendo a proliferação de informação na internet.

Fonte: Ferramentas blog

Como enfrentar os Haters do seu Blog

Infelizmente a Internet está repleta de pessoas antissociais, inconvenientes e, pior, ignorantes. Esse tipo que só sabe criticar, ofender e difamar são conhecidos como Haters (odiadores, da palavra Hate, ódio em inglês). Muitos blogueiros enfrentam problemas com isso recebendo comentários agressivos tanto nos posts do Blog, quanto nas redes sociais. É possível enfrentar gente desse tipo de forma eficiente.

Você não precisa ser famoso para lidar com os Haters da Internet. Eles aparecem do nada, simplesmente para discordar de forma agressiva, sem sentido e cheios de preconceitos. Passam a maior parte do tempo só comentando em todos os lugares de forma ofensiva, qualquer assunto, de forma genérica e estúpida.
Os Haters têm como objetivo apenas agredir e ofender. Alguns até têm blogs ou perfis em redes sociais só para propagar esse ódio.
hater-notebook

Como lidar com os Haters na Internet?

O mais difícil para a maioria é enfrentar o problema. Não dá para lutar para acabar com isso, pois a internet está repleta de gente ignorante, mimada e de mentalidade infantil. Idiotas há por toda parte e parece que na Internet ganham mais espaço.
E não adianta pensar em argumentar com eles. Pensam que estão exercendo seu direitos de expressão ou, simplesmente, levantando “críticas construtivas”. Fato é que tais Haters são piores que os Trolls (mais infantis que só querem perturbar e fazer “barulho”).
Pensei em duas dicas para ajudar você a enfrentar esse problema.

1. Use os Haters como escada

Fato é que os Haters e seus pares só servem para nos estimular a fazer melhor, continuar atuando e publicando. É sinal de que seu Blog e seus projetos estão despertando invejas daqueles que não conseguem fazer algo tão bom quanto você. Só resta a eles a crítica imbecil.

A atuação dos Haters faz multiplicar a presença e divulgação do seu blog. Dá mais visibilidade para seu perfil em redes sociais, sempre que for citado, mesmo que de forma negativa. Atrai a atenção de outros que poderão conhecer seu blog e tirarem suas próprias conclusões.
Melhor ainda se eles citarem seus links em outros blogs, comentar sobre seu trabalho e projetos. Essa divulgação é sempre positiva, mesmo feita por Haters. Se o seu Blog é falado por outros, significa que está ocupando um espaço significativo. Sempre vejo isso de forma qualitativa.

2. Ignore-os por completo

Mesmo quando gerar alguma divulgação para seu Blog, a melhor atitude é sempre ignorar gente desse tipo. O que os Haters mais querem é aparecer, serem notados. Buscam formas de causar incômodo e, quando são deixados de lado, o ódio recai sobre eles mesmos.
Aqui no [ Ferramentas Blog ] esse tipo de comentário e excluído sumariamente. Nunca são aprovados ou respondidos, pois gente desse tipo não quer dialogar de forma racional. Eles são irracionais – não esqueça disso.

Quando Haters aparecem nas redes sociais, fica ainda mais fácil ignorar, já que tais comentários se perdem entre as milhares de outras interações e basta não ler, passar por cima.
Se publicarem em outros blogs, continue ignorando, pois se você for até lá responder, comentar ou interagir, estará no campo deles e dará a atenção que eles queriam. Causar sofrimento aos Haters é bem fácil: basta não interagir com eles.

3. Eles são inofensivos

Os Haters só existem através do anonimato. É clássico, pois nenhum tem coragem de mostrar a cara de verdade. Usam nomes falsos, emails inexistentes e até perfis fakes em redes sociais. Isso significa que são fracos, covardes.
Gente covarde é inofensiva. Só fazem o que fazem porque se sentem protegidos atrás de seus computadores. Não vale a pena sofrer por gente assim, pois não podem fazer nada realmente significativo que afete você ou qualquer outra pessoa. Especialmente se são ignorados, você nem mesmo vai lembrar que existem.

Fonte: Ferramentas blog