sexta-feira, 12 de abril de 2013

Blogs perdem visitas por conta de mudanças no Google Imagens

O mecanismo de busca do Google está em constante transformação, especialmente no algoritmo para indexação de conteúdo. Mas mesmo uma simples mudança no layout ou na forma de exibir os resultados pode afetar as visitas que recebemos vindas do Google. Isso aconteceu com o Google Imagens e pode ter afetado seu blog, fazendo-o perder grande quantidade de visitas. Mas essa queda também é relativa.

Desde o dia 29 de Janeiro/13 que a pesquisa por imagens no Google tem um novo layout e nova forma de exibir os resultados orgânicos (naturais, que não pagaram para ter destaque). Esse mudança gerou perdas significativas para muitos blogueiros, onde alguns relatos afirma queda de 80% nas visitas.
O que o Google fez foi, ao invés de abrir a imagem dentro de um frame na página original do autor, esta agora abrindo um menu com as opções de exibição, sem precisar abrir a página da fonte da imagem.
Antes era algo assim quando você achava uma imagem no Google e clicava nela:
Tela antiga do Google Imagens
Note que a imagem era aberta sobreposta à página do seu blog no fundo, com um menu na lateral direita, dando opção da pessoa ver a imagem em tela cheia ou abri-la na página original do site/blog. Mesmo que a pessoa clicasse para ver “Imagem em tamanho natural” a visita já foi contabilizada para seu Blog.
Agora ficou da seguinte maneira a exibição dos resultados de buscas por imagens quando a pessoa clica numa imagem desejada:
Nova tela do Google Imagens
Com esta nova forma de exibição não há mais a entrada na página de origem da imagem e a pessoa já pode ver os detalhes e os botões de opção para exibição completa ou ir para a página de origem. Isso elimina a contabilização da visita na abertura por frame.
Aqui no [ Ferramentas Blog ] temos poucas visitas vindas por pesquisa de imagens, mas isso diminuiu nossas visitas em cerca de 2% e o gráfico abaixo, retirado do nosso Analytics, deixa claro como foi significativa a perda:
Gráfico com a queda de visitas por pesquisa de Imagens

Isso realmente prejudica os Blogs?

Pensando de forma mais consistente sobre a origem das visitas nos blogs, especialmente aqueles afetados por essa mudança, não vejo isso como negativo. Mesmo as visitas vindas por abertura do frame do antigo layout do Google Imagens, elas não eram de qualidade e pouca gente entrava no site ou Blog original para ver a imagem dentro do conteúdo e se tornava um visitante de fato.
Os número não eram reais uma vez que não se tratava de uma visita realmente interessada no seu conteúdo, mas apenas na imagem que você tinha.
A não ser que seu blog foi um trabalho de fotografia, artes ou coisa semelhante, com direitos autorais reservados e qual tal visibilidade, mesmo que só da imagem, fosse significativo, para os demais, a queda só representou números de visitas que não se tratava de visitas relevantes ou importantes.
Podem reparar que a taxa de rejeição de seu blog deve ter diminuído, pois a antiga forma de exibição do Google Imagens gerava altas taxas de rejeição, além de pouco tempo na duração das visitas e poucas visualizações de páginas. Ou seja: isso prejudicava o real desempenho do seu Blog. Mascarava os seus números efetivos.

Como recuperar essas visitas?

Pode ser interessante pensar em forma para buscar essas visitas novamente para seu blog ou gerar algum destaque, especialmente para quem trabalha com conteúdo feito basicamente com fotos.
Uma tática bem simples é adicionar marca d’água ou sobrescrever as imagens com o seu link e/ou seu nome/nome do Blog. Desse modo, se a pessoa quiser usar aquela sua imagem, manterá as referências ou será impelida a visitar sua página para encontrar mais material e conteúdo.
Penso que esta seja a forma mais eficiente de dar maior visibilidade ao seu blog, mesmo que a pessoa não abra sua página diretamente pelo Google Imagens.

Fonte: Ferramentas blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário