Selecionei aqui alguns recursos que você pode usar em seu dia a dia como blogueiro para melhorar sua produtividade. Especialmente para quem trabalha em casa, é importante evitar a distração para não abandonar o Blog e perder tempo com coisas inúteis ou que não são relevantes naquele momento.
As vezes esquecemos que o computador é multitarefa, mas nós só damos conta de uma coisa de cada vez. A internet nos distrai muito com suas redes sociais, janelas para conversar com nossos amigos o tempo todo, vídeos interessantes entre outras milhares de coisas, como jogos e diversões.
Mas, na hora de cuidar do blog, é melhor ter toda a atenção focada.
Como ler algo sem se distrair
Quando queremos ler algum assunto de nosso interesse, é comum aparecer itens que podem chamar, eventualmente, nossa atenção. Coisas como links na sidebar, anúncios (que em alguns momentos podem ser interessante), itens animados e afins são coisas que que estão cada vez mais presentes na internet, e esse tipo de coisa pode dificultar um pouco a concentração mediante ao que é mais importante: O texto. Graças à isso é que é cada vez mais comum o surgimento de extensões como a MagicScroll. Que será apresentada abaixo:MagicScroll
A MagicScroll é uma extensão gratuita, disponível para Google Chrome, que permite remover tudo o que não é interessante em uma página web. Ela faz isso ao detectar o texto principal da página e mostrá-lo em uma visualização semelhante à de um livro. Isso possibilita que qualquer página com texto na internet se torne automaticamente mais “legível” e evite maiores distrações de forma rápida e fácil. Além disso, essa extensão também adiciona um interessante recurso de rolagem automática (vindo daí o nome da extensão) para o texto, evitando assim o “esforço” de ir rolando a barra de rolagem durante a leitura do texto.Seu uso é bem simples: Basta acessar uma página com o texto que você quer ler e clicar no botão adicionado pelo MagicScroll. A página mostrada acima se abrirá e você poderá personalizar tema, cor de fonte e afins. Simples, não?
Além disso, para páginas que não tem um contraste de cor ou tamanho de fonte adequado, o MagicScroll permite alterar tais aspectos no texto, permitindo assim proporcionar uma leitura em um texto com bom contraste e bom tamanho de fonte, como visto no screenshot acima.
Outra extensão para Google Chrome, que cumpre uma função semelhante, é a Clearly, apresentada abaixo.
Clearly
O Clearly tem alguns recursos adicionais ao MagicScroll que podem vir à facilitar a sua vida, mas que, pessoalmente, não me aparentam ter muita utilidade. Um dos recursos dele é, por exemplo, a sincronização fácil de trechos do texto lido (ou de todo o texto) em uma nota do Evernote. Outro recurso que me pareceu muito interessante, mas que infelizmente está limitado à usuários do plano Premium (ou seja, pago) do Evernote, é a conversão de texto em fala: Funciona assim, você acessa uma página com o texto que você quer ouvir, clica sob o botão do Clearly e clica sob outro botão, localizado na barra lateral da página mostrada pelo Clearly, para ouvir o texto sendo ditado normalmente em cerca de 20 idiomas. Simples, não?Visualmente, o Clearly se assemelha um pouco ao MagicScroll. Entretanto, não tem recursos do mesmo como a rolagem automática e a visualização em formato de livro, por exemplo, tornando sua leitura mais limpa enquanto não perde a estrutura controlada por barras de rolagem tão bem usada na internet. Uma função que o Clearly tem que o MagicScroll não possui de maneira natural é a opção para imprimir o texto. Parece banal, mas através da conversão de PDF’s nativa do Google Chrome, é muito útil para quem gosta de se “desconectar” às vezes.
Seu uso também é simples e basicamente igual ao do MagicScroll: Basta abrir uma página, clicar no botão referente ao Clearly e pronto, a página está limpa e adaptada para leitura.
Como escrever algo sem se distrair
Com as ferramentas mostradas até o momento, é possível notar que é possível ter uma leitura bem simples sem distrações e elementos desnecessários, mas a vida de um blogueiro não é composta apenas por leitura, mas também por escrita, afinal, de nada adianta um blogueiro que tudo sabe mas não compartilha (escreve) seus conhecimentos. Assim sendo, é para evitar maiores distrações que plataformas com o WordPress disponibilizaram aos seus usuários a opção “Modo de Escrita Sem distrações”, ativada através do atalho de teclado ALT+SHIFT+W, que coloca o editor de posts em tela cheia, evitando mostrar outros detalhes deste excelente CMS de forma a evitar a tão falada distração.Nem sempre, porém, um blogueiro usa o WordPress, ou mesmo deseja escrever algo nesta plataforma. É por isso que surgiu sites como o QuietWrite, que será apresentado abaixo.
QuietWrite
O QuietWrite é um site que lhe permite escrever evitando ao máximo qualquer distração. Seu uso é gratuito, simples e não necessita de extensões. Além disso, não é necessário cadastro, embora seja possível efetuar cadastro para salvar os textos em sua própria conta. Para usá-lo, basta acessar o endereço http://www.quietwrite.com/, clicar no botão “Click to Write” e começar à escrever. Simples, não?Para evitar ainda mais outras distrações, uma recomendação própria da equipe do QuietWrite e que vale também para o editor de textos do WordPress é deixar o navegador no modo de tela cheia. Assim, outros programas não terão mais sua atenção de forma tão simples e você poderá se concentrar mais no que realmente interessa.
Visualmente, o QuietWrite é muito limpo e muito fácil de usar, se aproximando bastante ao modo de escrita sem distrações do WordPress. E suas funcionalidades, por mais simples que sejam, cumprem bem o papel de evitar distrações desnecessárias.
Bom, com ferramentas como essa já é possível ter uma concentração melhor em relação ao que queremos ler ou escrever. E você, o que acha de tais ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Ferramentas blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário