sexta-feira, 12 de abril de 2013

Copiar é feio. Linkar e citar é lindo.

Alguns assuntos sempre voltam, mas dessa vez vamos falar de forma mais light e aprender algo simples que todos nós blogueiros devemos pensar e agir. Um argumento que sempre escuto de plagiadores e duplicadores de conteúdo é que estão “divulgando” e “ajudando” a passar uma informação adiante, que a “internet é assim”. Mas será que essa é mesmo a forma de nos ajudarmos?

Copiar é feio.

Mesmo que você tenha boa intenção, querendo apenas “passar uma boa ideia a diante”, simplesmente copiar e colar o que está em outros blogs e sites não vai ajudar em nada. Isso na verdade atrapalha e muito.
Duplicar conteúdo viola princípios básicos do bom funcionamento da internet. A rede é feita de links, hiperlinks, projetada para interligar conteúdo pelas URLs (endereços das páginas). É sempre um lugar apontando para outro, formando uma teia, uma rede de informações.
Isso fica mais claro quando pensamos nas regras de indexação do Google, principalmente com o advento do Panda. A Google abomina conteúdo duplicado, mesmo quando se está citando a fonte ou que você tenha autorização para copiar e republicar. A Google gosta de conteúdo único, original. Ao duplicar e copiar algo (repito, mesmo com autorização) a Google não indexará seu blog/site e o autor ainda pode denunciar você e até processar.

Linkar e citar e lindo.

Para manter a internet viva e relevante, o melhor que se faz é, quando encontrar algo que você gostou e quer que todos leiam, escrever um post/artigo resumindo o que você achou e indicando que seus leitores visitem o link para ler o conteúdo original direto de sua fonte.
Ao indicar conteúdos originais e relevantes para o seu público, a Google vê seu blog/site com bons olhos, o autor original também ficará feliz e pode até se tornar seu parceiro citando você de volta.
Mais ainda o seu público confiará em você, tendo seu blog como referência para encontrarem bons conteúdos e se manterem informados.
Se caso você quiser escrever sobre algo que você leu e gostou em outro lugar, use aquilo como fonte de inspiração, cite e comente o que leu antes e então escreva a sua visão, a sua forma de entender e pensar aquele assunto, ampliando o tema e multiplicando o conhecimento. Aí sim você estará ajudando e promovendo a proliferação de informação na internet.

Fonte: Ferramentas blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário