Que fique claro aqui que, mesmo com dados muito positivos, um blog pode ter mais sucesso que outros. Ser bem-sucedido em algo vai depender de suas próprias percepções e como os outros enxergam o seu trabalho. É possível ter poucas visitas e conseguir mais sucesso do que outros que têm milhares. Basta que você pense um pouco para notar isso: você já deve ter visitado blogs que recebem milhares de visitas e nem se lembra o nome deles. Já outros “menores” estão na sua lista de Favoritos ou no leitor de Feeds.
Portanto, não fique paranoico com os números. As vezes é bom até nem olhar estatísticas e métricas para manter o nível de qualidade de seu blog (Pare de acompanhar as estatísticas de visitas do seu Blog). Além disso, um blog com poucos meses de existência não terá grandes resultados quanto outro que já existe há muitos anos. O destaque na Blogosfera é relativo.
Como medir os resultados do seu Blog?
Mesmo assim, se você quer comprar seu blog com outros, pode levar alguns dados em consideração. Uns são mais relevantes que outros e alguns nem servem muito como parâmetro real de dado, mas se gosta de números…:- Ranking do Alexa – Esse é um dos melhores sites para você ter uma noção do tamanho do seu blog comparado com milhares de outros que existem. O Ranking do Alexa classifica os sites e blogs a partir de várias comparações e oferece um número, uma posição para cada um. Inclusive é possíuvel olhar a posição de qualqier site/blog que você quiser.
- Visitas – Nem sempre é possível saber as visitas de nossos concorrentes, mas existem alguns indicativos para encontrar esses dados. O Alexa pode dar uma visão geral e podemos até fazer comparativos. Mas você também pode olhar dados do Mídia Kit (saiba mais sobre Mídia Kit aqui) de seu concorrente, procurar ícone do Whos Amung Us ou de outro gadget de visitas em tempo real que são abertos ao público e que o outro blog use.
- Engajamento em Redes Sociais – Olhe o número de seguidores no Twitter, fãs no Facebook e Círculos do Google+ para saber o quão engajado está o outro blog em comparação com o seu. Além disso, os artigos e links recebem RTs, curtidas e +1 que você pode olhar nos botões integrados ao blog. Isso serve como forma de medir o quanto o público retorna e replica o trabalho daquele blog.
- Comentários – Dependendo do assunto e nicho do Blog, a quantidade de comentários pode ser um bom sinal da influência do autor e penetração em seu público alvo, inclusive como medida de engajamento direto das pessoas.
- Links indexados no Google – além da quantidade de artigos e a frequência com que o autor publica, é bom observar também se aquele blog está bem indexado no Google, pois isso é sinal de boa fonte de tráfego.
- PageRank do Google – Mesmo já tendo perdido um pouco de importância, o PageRank é a “nota” que o Google dá para os links de seu blog. Todos começam com zero e o máximo é 10. Esse é um indicador de qualidade.
- Author Rank – Mais recente e mais importante é poder definir o potencial e relevância, importância, de um autor para determinado nicho e assunto. Ainda há muito o que debater sobre essa nova métrica, mas o Google já está trabalhando nisso como medida de indexação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário