quinta-feira, 11 de abril de 2013

Como gerar tráfego de um país específico para seu Blog?

Pode não ser uma dúvida muito comum, mas há casos em que o blogueiro precisa encontrar um público específico, de determinado país ou língua. Para isso há recursos fáceis de serem aplicados no Blog para que seu blog seja encontrado por pessoas de um determinando país ou língua. Vou mostrar aqui como direcionar seu conteúdo para um público específico.

Os passos que vou mostrar agora podem ser seguidos em partes ou na totalidade, dependendo do resultado esperado. é possível tornar seu blog ou site mais acessível e indexável para determinado país, mas também para determinado idioma ou vários, dependendo do conteúdo produzido.

Cada caso precisa ser estudado em separado para determinar a melhor estratégia a ser seguida.

1. URL do país

É bom registrar um domínio específico para o seu blog/site com a extensão do país de preferência ou algo genérico como o “.com” ou “.net”. Existem formatos de domínios para todos os países do mundo. Isso já é um indicativo da origem.
Registrar domínios de país específico é algo simples e pode ser feito por qualquer pessoa, desde que o endereço esteja disponível.

2. Configuração no Webmaster Tools

Outro passo é avisar ao Google, através do Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) qual o seu público segmentando pelo país que desejar. Essa é uma mudança muito significativa e deve ser feita somente quando queremos mesmo fixar nosso conteúdo apenas para o país específico.
Menu para segmentar país de Destino no Webmaster Tools
Entrando no menu “Configurações” de sua conta, basta marcar a opção “Segmentar usuários em” e escolher o país desejado. Se quer segmentar vários país, essa não é a ferramenta. Aqui só é possível escolher um único país por URL.
Claro que é preciso ter adicionado o endereço do seu Blog, verificado e enviado também o Sitemap para usar plenamente o serviço da Google.
ATENÇÃO: Só faça isso se realmente quer limitar o tráfego de seu Blog/site para um único país específico.

3. Idioma do conteúdo

Produzir conteúdo na língua de seu público alvo é outro ponto altamente relevante e indispensável. Não basta traduções mecânicas, mas realmente a elaboração de conteúdo original e relevante para aquele público específico. O Google observa primariamente em que língua o conteúdo está escrito para determinar sua relevância e segmentar algumas coisas quase automaticamente.

4. Meta Tag Language

Para facilitar a identificação do idioma que contém certas páginas, pode ser interessante adicionar ao código fonte do seu blog uma Meta Tag de Língua, que avisa aos navegadores, aplicativos de acesso e também para os buscadores, qual é o idioma prioritário daquele conteúdo.
Normalmente pode ser aplicado assim, como no exemplo para “Português do Brasil”:
<meta http-equiv="content-language" content="pt-br" />
Ou então para conteúdo produzido em várias línguas, aqui no exemplo para “Português BR”, “Inglês dos EUA” e “Francês”:
<meta http-equiv="content-language" content="pt-br, en-US, fr" />
A influência dessa Meta Tag na indexação é baixa ou quase nula, mas é relevante quando se quer regionalizar o conteúdo, garantindo mais informações que descrevem bem o seu material publicado.

5. Backlinks regionalizados

Também não podemos esquecer da importância e relevância dos backlinks, as indicações e referências ao conteúdo do seu blog feito em outros sites e blogs direcionados para o público regional que você deseja. Desse modo, se quer segmentar para “Franceses” é importante ter seus links divulgados prioritariamente em conteúdos em francês, voltados para essas pessoas e que geram tráfego dessa região.

6. Divulgação regionalizada

Por fim é preciso divulgar diretamente para esse público regional que quer atingir. Há ferramentas nas redes sociais, como o Facebook, que permitem fazer publicidade para regiões específicas. Inclusive o AdWords (publicidades do Google) também permite a compra de anúncios específicos para localizações geográficas bem definidas.
Mas o mais simples é ir onde o seu público está, nos fóruns, nas redes sociais falando aquela língua e debatendo o assunto que você aborda.

Observações finais

Claro que existem pessoas que falam a língua de seu conteúdo em outros países. Aqui recebo muitas visitas de brasileiros que acessam nos Estados Unidos. Mas não preciso de backlinks, indicações de sites de lá.
Mesmo não tendo uma URL regionalizada, como a que uso aqui no [ Ferramentas Blog ], não quer dizer que vou perder tráfego do Brasil, só porque não termina por “.com.br” o endereço do Blog.
Algumas vezes a regionalização pode ser feita simplesmente pelo uso do idioma na produção do conteúdo, deixando todo o trabalho de indexar para o Google definir onde seu público irá achar o que você produz. As pesquisas são “planetárias” e não dá para saber de onde vem o seu público alvo e onde ele está realmente.
Quem desejar informações mais técnicas pode ler esse artigo de orientações do próprio Google sobre sites/blogs multilíngua: Working with multi-regional websites.

Fonte: Ferramentas Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário