Volto a repetir aqui no início deste review: não estou produzindo algo patrocinado. Mesmo divulgando os links, quis apresentar minha opinião e experiência como forma de ajudar outras pessoas na escolha de um novo Notebook. Levei muito tempo para comprar um novo computador para trabalhar, mas que também servisse ao meu entretenimento, como jogos e vídeos.
Todas as imagens que vou usar aqui para ilustrar essa artigo são feitas do notebook que comprei e não há manipulação. Por isso que não ficaram tão boas também.
Como escolhi o Dell Inspiron 15R SE
A minha escolha em comprar um Notebook Dell foi baseada na pesquisa a na comparação entre custo e benefício, onde o mais importante era a durabilidade do equipamento e sua longevidade.Tenho um notebook Toshiba da série Satellite, que comprei em Junho de 2007. É um Pentium Dual-Core, 1.73GHz com 2Gb de RAM e HD de 120Gb (pouco, mas quebrava o galho). Há época paguei R$2.400,00 e foi o melhor notebook que eu pude comprar. Valeu cada centavo, mas não dá para comparar com o dinheiro de hoje. O melhor foi que ele é bem resistente, praticamente nunca precisou de manutenção, apenas limpeza.
É o que eu preciso para um novo Notebook. Aqui os dois, velho e novo, lado a lado.
Minha vontade era comprar um iMac (um desktop mesmo) e até cogitei trazer dos EUA para ficar mais barato. Mesmo assim, o custo seria alto e e por ser um Apple eu teria que mudar de plataforma (sistema operacional diferente). Depois pensei nos novos Ultrabooks, mas modernos, leves, com baterias poderosas e configurações fantásticas. Os preços também são “fantásticos” e vi muitas críticas quanto à resistência desses modelos muito finos e manutenção cara.
A Dell tem Ultrabooks com preços bem competitivos e configurações muito boas. Pode ser uma opção para quem a mobilidade e poder de processamento sejam importantes na escolha de um equipamento. Veja as ofertas de Ultrabook da Dell aqui!
Mesmo os Ultrabooks da Dell sendo mais baratos que o Notebook Inspiron 15R SE que comprei, o tamanho da tela também era importante. Como é para trabalhar, uso muitas horas o notebook, queria algo maior que 15″ (quinze polegadas), o que restringiu muito a minha busca.
Por fim pesquisei as marcas e opinião de usuários, principalmente de quem precisou de assistência técnica. A minha supresa foi que a Dell tem uma quantidade tão baixa de reclamações e tantos elogios a favor de seus produtos que isso facilitou um pouco.
Estes foram os parâmetros básicos de escolha.
Características do Dell Inspiron 15R SE
As questões técnicas são fundamentais para quem quer um comportador para longo prazo. Mesmo depois de 5 anos o meu velho Toshiba ainda tem uma performance satisfatória e continuará em uso. Roda o Windows 8 e Office 2013 sem problemas. O que ficou defasado mesmo foi o desempenho do HD, que, se for preciso, posso comprar outro.Foi pensando nisso que comecei a procurar o modelo de notebook que eu queria comprar. Algo que pudesse estar em uso mesmo daqui 5 ou até 7 anos. Então comprei o melhor que a loja Dell tinha para entregar.
Características técnicas do Dell Inspiron 15 SE:
- Tela LED Full HD (1080p) de 15.6 polegadas, Widescreen
- 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3632QM (2.2GHz até 3.2GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 8 Threads, 6Mb Cache)
- 8 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz
- Disco Rígido 1TB SATA (5400 RPM) com 32GB mSATA SSD (para Intel® Smart Response)
- Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB
- Gravador de DVD/CD Dual Layer e Leitor de Blu-Ray (BD Combo) com Cyberlink Power DVD
- 4 portas USB 3.0
- 1 entrada HDMI e 1 entrada VGA (para monitores e TVs externos)
- Conecta Bluetooth
- Teclado com luminosidade
- Webcam e microfones embutidos.
A máquina ainda vem com Windows 8 e tem 1 ano de garantia da Dell.
É uma máquina feita totalmente no Brasil (não sei se todos os componentes, mas na caixa veio escrito “Made in Brazil”), o que importante para, se caso precisar, ter um atendimento mais rápido nas manutenções.
Características físicas:
Para quem quer um notebook resistente, penso que o Inspiron seja a escolha certa. Já sabia que ele era bem robusto, mas seu material e composição, montagem das peças e formato mostram que ele é muito forte.
É feito de plástico e metal (“Alumínio anodizado preto com discreto design com padrão hexagonal“, como está escrito no site), preto com detalhes cinza-prateado. É um pouco pesado, mas nada exagerado:
- Altura: 30,3 mm – 34,1 mm
- Largura: 378 mm
- Profundidade: 252 mm
- Peso inicial: 2,76 kg
Bateria:
A bateria era algo que me deixava preocupado. Meu velho notebook a bateria dura 30min sem o carregador. Agora com o Inspiron 15R SE, a bateria está durando 4 horas em uso moderado, o que é muito bom para levar à faculdade ou para a casa de amigos sem precisar do carregador.
Performance da Tela:
Fiquei surpreso com o desempenho da tela e do processamento da placa de vídeo. Roda vídeos em 1080p e Blue-Ray com muita facilidade, super leve e sem tranco. A conexão de cabo HDMI não deixa perder nada na qualidade dos vídeos quando ligado à minha TV Sony, inclusive com ótima performance do áudio também.
Uma das coisas que gostei muito é que a Tela é fosca, não tem reflexos de luz e sombras. Assim você pode colocar o seu notebook contra a claridade que não atrapalha na leitura e na visualização das coisas na tela. E isso funciona em qualquer ângulo.
Teclado e Touchpad:
O teclado é algo muito importante para um blogueiro, pois passamos horas digitando. No Inspiron temos o padrão brasileiro, com teclas para a acentuação sem truques e Ç. Tem um toque muito leve e não fazem barulho, o que é ótimo quando preciso trabalhar à noite e minha esposa quer dormir em silêncio. Todas as teclas têm um espaço satisfatório que evita apertarmos algo por acidente e os caracteres são grandes e legíveis.
Já ó touchpad (o que substitui o mouse nos notebooks) tem uma área grande e botões esquerdo e direito bem definidos e separados. É muito sensível ao toque, mas não tem atalhos de movimentos de toque pré definidos, o que deixa livre para você escolher colocar ou não. O melhor é que você pode tocar com a palma da mão que não ativa o movimento do cursos, o que torna digitar mais fácil.
Desempenho em Geral
Nem preciso ser redundante em dizer que o processador Intel Core i7 é muito poderoso e eficiente. Isso torna qualquer tarefa bem simples e de rápida resposta. O Windows 8 roda perfeitamente em tudo que precisei fazer e o Office parece que abre instantaneamente.
A máquina como um todo liga muito rápido. Cronometrado, entre ligar e abrir o Word, por exemplo, levou 45 segundos. No meu velho notebook essa tarefa leva ao menos 4min. A troca de arquivos dentro do HD ou com um pendrive também é extremamente rápida.
Por fim, gravei um DVD com 3.2 Gb de dados e tudo foi feito em apenas 3min. Isso eu nunca tinha visto.
Atendimento da loja Dell
Só posso dizer que minha experiência de compra foi muito boa. Fiz tudo online, inclusive o acompanhamento para a entrega. O sistema de compra deles é bem intuitivo e prático. Depois de decidir a compra, cadastrar e comprar com o cartão de crédito, todos os passos dentro do site foram fáceis de entender e seguir.A entrega foi o mais eficiente de tudo. Marcara que demoraria até 20 dias para chegar, mas chegou em apenas 13 dias, contando fim de semana e feriado da Semana Santa. O notebook chegou em perfeitas condições, muito bem embalado e pronto para uso.
Conclusões finais
Escolher comprar um notebook novo não pode ser algo da noite para o dia nem podemos ser levados pelo desejo e sucesso de uma marca. Queria um Apple e comprei um Dell por fazer uma escolha racional e dirigida para minhas necessidades específicas.
Temos sempre que pensar que tais equipamentos precisam ter uma durabilidade grande e ainda precisam estar na moda para atender o que podemos precisar no futuro. Mesmo que a gente ainda não saiba o que vamos precisar.
Posso dizer que o modelo Inspiron 15R Special Edition da Dell atendeu bem mais do que minhas expectativas iniciais. Tem tudo o que preciso e saiu por um preço justo, dentro de minhas capacidades. Tem o melhor processador do mercado (acessível), foi bem montado e parece ter a durabilidade certa.
Fonte: Ferramentas blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário