quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pare de acompanhar as estatísticas de visitas do seu Blog

O drama de todo blogueiro é o crescimento das visitas, ou melhor, a falta de crescimento. É quase um vício verificar constantemente os dados estatísticos, especialmente se você usa contadores em tempo real. Queremos saber o número de cliques, os visitantes online, a quantidade de comentários de cada post… todos os números possíveis como se isso fosse a coisa mais importante. Minha sugestão é: pare de olhar as estatísticas e gráficos de visitas do seu blog!

Já ensinei aqui diversas técnicas de análises de dados e isso é fundamental para o desenvolvimento do seu blog a longo prazo. Saber analisar e entender os números que vão além da quantidade de visitantes diários, é algo primordial. Mas tem hora que isso atrapalha.
Penso que, quando se está começando um novo projeto, um novo blog, é preciso adicionar os códigos de rastreamento de visitas, mas isso não significa que você tem de olhar os resultados a todo instante. Para a grande maioria dos blogueiros os números podem ser decepcionantes e acabar atrapalhando o seu desempenho.

Tente ser menos insistente com os números e mais focado na qualidade de seu trabalho. Atue mais na interação com as pessoas como forma eficiente de divulgação de seus links para atrair visitas, além de se dedicar mais na fidelização do seu público do que na busca por novos visitantes.
Mesmo que já tenha o blog há algum tempo, os números vão te desanimar, você vai se decepcionar e acabará desistindo do blog. Por isso é importante saber analisar os dados para além do número de visitas. Há coisas mais importantes para medir. Repito: se insistir muito nos números, você vai acabar desistindo e desanimando.
Acredito que, se você diminuir a quantidade de vezes que você acessa o painel do Google Analytics e similares, mais tempo você terá para outras coisas mais importantes em seu blog. Ao invés de olhar os dados todos os dias, tente olhar apenas uma vez por semana… quem sabe!?!

Fonte: Ferramentas blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário