quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que fazer quando você detesta seu próprio Blog?

Pode parecer triste, mas há muita gente por aí que detesta o próprio blog, mas não admite que está na hora de mudar algo para recuperar seu projeto, tentar coisas novas. Se você chegou a este ponto, separamos algumas sugestões de retomada. Pode servir também para que você nunca chegue a este ponto e mantenha o entusiasmo com seu Blog e tudo o que faz na internet. Uma simples revisão e mudanças de hábito podem dar nova vida ao seu trabalho com blogs.

Revise suas prioridades

Em alguns casos o blog acaba ficando de lado depois de um tempo, quando ele não está na sua lista de prioridades. Pode ser a hora de rever qual o papel de seu Blog entre todas as suas atividades. Tente relembrar o que levou você a criar um Blog e recupere essa motivação.

Faça alguma mudança/melhoria

É possível que uma simples mudança de layout já renove suas expectativas com o Blog. Migrar de plataforma (sair do Blogger para o WordPress.ORG) ou dedicar-se mais em aprender como tirar proveito dos recursos que o sistema tem. Boa parte dos blogueiros toma antipatia de desenvolver um blog por não aprender bem como usar os recursos disponíveis.

Mude o foco/assunto

Perder o interesse no Blog é o mesmo que perder o interesse no assunto que trata ou na forma como você vem blogando. Pode ser o momento de procurar outras inspirações, escrever sobre coisas diferentes ou aprofundar mais sobre o tema que escolheu.

Pare de ver estatísticas

Todo blogueiro é curioso por número e resultados de seus blogs. Dados negativos ou com crescimento lento podem acabar com a alegria de qualquer um. Melhor mesmo é passar um tempo sem se preocupar com números ou, ao menos, tentar entendê-los melhor. Essa dica é especialmente relevante para quem está tentando ganhar dinheiro com blog e começou recentemente.

Interaja mais com seu público

Não espere apenas os comentários aparecerem para você ter motivos para interagir com as pessoas que leem ou poderiam visitar seu Blog. Seja mais ativo e positivo, buscando diretamente a interação com os pessoas. Amplie sua presença nas redes sociais, fóruns e comentários. Provoque seu público a participar mais. Movimentando um pouco seu blog, falando com gente de verdade, isso incentivará sua continuidade.

Mude sua rotina

Atrapalha muito quando você tem horários apertados ou quer trabalhar em seu blog e não tem a disponibilidade necessária. Pare e organize sua rotina, separando um tempo específico para trabalhar no Blog, mesmo que sejam poucos minutos por dia. O inverso também é prejudicial: não fique todo o tempo na internet só pensando em sue blog.

Fique mais off-line

Algumas pessoas simplesmente precisam olhar para fora da janela. Isso torna todo mundo mais produtivo. Vá à academia, faça uma caminhada, brinque com os cachorros… até desligue seu celular e a TV. LEIA um bom LIVRO (físico e não e-book). A tecnologia nos consome e perdemos o foco do que realmente é importante. Você terá mais inspiração assim.

Procure outro ambiente para Blogar

A posição do monitor de seu PC ou a mesa onde você senta todos os dias para blogar pode estar fadigando seu corpo e deixando você cansado e desanimado. Saia da sala e vá blogar na biblioteca, na praça ou na sorveteria… as vezes só de comprar uma cadeira nova, mais confortável já será suficiente. observe o que está à sua volta, em seu ambiente, para saber o que pode mudar que também afetará sua dedicação ao Blog.

Não leia mais…

Quantidade não é sinal de qualidade. Pare de ler tudo o que aparece na sua frente e comece a filtrar e procurar outras fontes para sua inspiração. É provável que suas leituras já não são desafiantes e motivadoras e você já está acostumado com tudo aquilo, perdeu a graça. Então, encontre coisas novas e melhores.

DESISTA!

Sim! Desista do seu Blog.
Pode estar na hora de reconhecer que aquele blog já deu tudo o que tinha para dar. Você fez de tudo para manter e melhorar o projeto, foi constante e dedicado, mas nada o deixa animado. Então é preciso parar de vez e partir para novos projetos, tentar um blog novo ou simplesmente partir para outras plataformas e serviços.
Conheço muito blogueiro que há está há anos sem nem mesmo abrir o painel do Blog para moderar um comentário, mas não admite que o blog acabou. Não é para excluir. Pode só reconhecer que não foi possível dar continuidade e parar de vez. Esse passo pode ser decisivo para o nascimento de novos projetos realmente satisfatórios.
Então, siga a diante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário