quinta-feira, 11 de abril de 2013

É o fim do Google Reader (leitor de Feed)

Essa foi a opinião de um leitor de feed que utiliza um dos serviços da Google, o Google Reader:Quando abri meu painel do Google Reader para ler as atualizações dos Feeds de sites e Blogs que sigo, deparei-me com o aviso inesperado de que este serviço será encerrado até o meio do ano. Já estou acostumado a ler tudo o que gosto e preciso diretamente no leitor de Feeds, mas a Google não tem dó nem piedade de certos serviços. Mais um será encerrado este ano.

Para quem precisa ler e verificar a atualização de centenas de sites e Blogs diariamente, os leitores de Feed são uma grande ajuda. O mais popular deles é o Reader da Google, justamente por ser vinculado aos serviços e conta única da Google, especialmente para quem tem Blogger, Gmail, Google+ e FeedBurner.
A equipe desenvolvedora do Reader, anunciou pelo aviso no painel de leitura e no Blog oficial o fechamento definitivo desse serviço até o dia 1 de Julho/13.
Fim do Google Reader
Eles deram duas razões para o fim do Google Reader. Uma que o serviço tem perdido usuários e a outra que a Google está focando desenvolver poucos produtos.
É claro que um leitor de Feeds não deva ser mais algo tão popular, especialmente com os mais variados Apps para aparelhos móvies e Tablets, além de Twitter e Facebook que já nos mantêm bem atualizados com o que rola de novo. Mesmo assim, para quem precisa encontrar boas fontes de informações, o Feed/RSS ainda é a solução mais eficiente para não perder nada relevante.
Quem não quiser perder os dados do Reader, pode usar o novo Googel Takeout para salvar suas listas, migrando para um novo leitor. Aproveito aqui para indicar uma alternativa simples de leitor de Feed para quem usa o Chrome como navegador.
Google Reader
Uma solução simples é instalar um aplicativo, o Feedly para Chrome. Este App tem opções para Android e iOS, para quem gosta de soluções móveis.
Usando o Feedly você já importa os conteúdos do Google Reader automaticamente. Depois é só acostumar-se com o novo leitor e sua estrutura um pouco diferente.

Fonte: Ferramentas blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário