Quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] sabe muito bem o motivo desse artigo. As vezes uma simples brincadeira pode nos dar lições valiosas e mostrar como estamos sujeitos a sermos passados para trás até mesmo por pessoas que julgávamos confiar.
Publiquei por dois anos uma brincadeira de “1o. de Abril” que alegrou alguns, mas deixou outros um tanto quanto desconcertados. Essa brincadeiras vão provar os meus pontos
As vezes uma brincadeira pode nos ajudar a ficar mais espertos e não nos deixarmos levar. Vou mostrar aqui, sim, como engar as pessoas em seu Blog. Controverso? Claro, mas você vai entender por quê.
Todos os passos para enganar e ser enganado na Internet
Separei em partes que podem ajudar melhor a ilustrar como os golpes acontecem na internet e como os aproveitadores fazem para ludibriar milhares de pessoas.Ganhe credibilidade = Isso leva tempo, e todo bom malandro sabe que esse é o melhor investimento para conseguir enganar o máximo de pessoas possível na hora certa. Faça seu trabalho de maneira correta, conquiste as pessoas, faça amigos e nunca, nunca tente enganar ninguém que ainda não confie inteiramente em você.
Meu post sobre como “Ganhar $100” é um ótimo exemplo de como se pode enganar muita gente depois de se conquistar a confiança delas. Muitos comentaram que leram o post até o fim e clicaram, justamente por confiarem no meu trabalho e levarem a sério o que eu publico.
Alguns ficaram irritados com a brincadeira, mas penso que ficaram irritados foi com eles mesmos, por se deixarem levar tão facilmente. O texto está cheio de contradições, até erros de português (coisa que tento evitar ao máximo aqui), informações que não fazem sentido, já desde o título. Isso não impediu que muitos não percebessem que se tratava de um “golpe”. A minha credibilidade os deixou “cegos” diante dos fatos.
Provoque a curiosidade = Instigar a curiosidade é o que faz muita gente vir até o seu blog. Mesmo que pareça absurdo, publique coisas que atraiam o máximo de curiosos. Os curiosos são os primeiros a fisgar o anzol do engano. Clicam em qualquer coisa e até entregam informações pessoais só para continuar e ver o que virá.
Um exemplo clássico disso foi o “vírus” que se propagou no Facebook baseado na promessa de mudar as cores da página. Muita gente confiou naquilo e clicou no link só por pura curiosidade em querer saber como trocar o azul clássico do Facebook. Nem desconfiaram que isso não era possível.
Outro exemplo foi meu artigo “Os 15 blogueiros que não respeito e não admiro“. Por mais exagerado e absurdo que seja, centenas de pessoas clicaram em busca de uma “confusão virtual”. Um título provocativo atrai a atenção até daqueles que não dão a mínima para a sua opinião.
Na hora da curiosidade é que estamos mais vulneráveis a sermos enganados. Haja vista os e-mails SPAM com vídeos falso que também propagam vírus e as pessoas clicam.
Venda um segredo = Invente um segredo de como conseguir algo que todos querem. Pode ser “conquistar mais mulheres”, “ganhar dinheiro fácil e rápido” ou mesmo uma técnica mágica para perder peso ou fazer crescer… humm… você entendeu! Ofereça algo que as pessoas querem muito e que seja algo naturalmente difícil, dizendo que você descobriu “o segredo” que torna tudo mais fácil e sem esforço.
Esse é o produto a ser vendido e é a fórmula para tomar o seu dinheiro sem que você perceba. Vão juntar dezenas de promessas e você, acreditando, pagará o preço que for pedido. Mas o preço só virá no final, depois de te mostrarem provas incontestáveis de que estão certos e que só eles conhecem “o segredo definitivo”.
Use palavras mágicas = As palavras usadas em seu texto têm que fazer tudo parecer mágico, um sonho, de extrema acessibilidade, mas que só você pode mostrar. Textos para enganar precisam vir com expressões do tipo “você só vê aqui” ou então “Nunca antes revelado”, “temos o segredo definitivo”. E o mais clássico “Fácil e sem esforço”!
Tudo o que é golpe vem seguido de “infalível” e “incontestável”. Essas palavras só servem para manter você lendo ou assistindo o que eles têm a dizer, servindo para fazer você ouvir todos os argumentos e não para para pensar se tem algo errado.
Apresente testemunhas e provas = Esse é o clássico “PhotoShop dos sonhos“. Use imagens que comprovem o que você está falando, e crie comentários de pessoas satisfeitas com os resultados obtidos. Tudo é uma farsa, mas ninguém vai verificar para ter certeza. Eles vão acreditar porque antes de tudo confiam na sua palavra. Os testemunhos e provas só vão reforçar isso.
Ela ficou gostosa em apenas 3 semanas!
Divulgue em todos os lugares = Por fim, o mais importante é encontrar os otários. Otários a serem enganados existem em todos os lugares e são fáceis de achar. Assim, procure por eles em todos os lugares e quanto mais gente visitar e ler o que você tem a dizer, maiores as suas chances de faturar e dar o golpe.
Todos esses golpes precisam acontecer em massa, divulgados para o máximo de pessoas possível. Nem todos vão cair, muitos vão ignorar e até desconfiar, mas uma parcela vai ver tudo até o fim e se deixará levar pela emoção, pagando o preço que for para ter o que estão oferecendo.
Por isso mesmo que a maioria dos golpes é feito via e-mail, pois ao clicar num link malicioso, roubam nossos contatos e enviam para nossos conhecido. Chega algo de um amigo seu e, por confiar no seu amigo, você clica e o ciclo continua.
Os golpes sempre vão existir
É claro que sempre existirão pessoas dispostas a enganar as outras, justamente porque a maioria não toma certos cuidados. Foi a curiosidade que fez você clicar e ler esse artigo que prometia ajudar você a “enganar”. Usei um título chamativo e provocativo, com uma palavra mágica poderosa: “Aprenda”.Tudo o que mostrei aqui pode ser usado por bem ou por mal e se você conhece tais técnicas agora pode desconfiar mais e ficar mais atento para não cair em golpes e enganações.
Fonte: ferramentas blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário