quarta-feira, 10 de abril de 2013

Blogueiro: Você ainda escuta ou produz Podcasts?

Conteúdo para Blogs não podem se restringir a texto e imagens. A Internet oferece múltiplas possibilidades e formatos, onde alguns realmente muito bons estão os vídeos e o áudio. É possível agradar seu público de todas as formas. Um modelo que ganhou muito destaque foi o estilo Podcast: como programas de rádio gravados para a internet. É uma ótima ferramenta de fidelização do seu público. Mas, você ainda escuta ou já escutou Podcasts?

Estou adicionando a este artigo um arquivo de áudio para aprofundar o tema. Não é um Podcast e nem um AudioPost, mas ajuda a ilustrar o que quero com esse artigo. Gostaria muito que todos lessem e também ouvissem para dar opinião nos comentários.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, Podcast é um estilo de conteúdo produzido em áudio e disponibilizado para download. O visitante pode baixar e ouvir o arquivo onde e quando quiser. Os programas em Podcast podem ser feitos para praticamente todo tipo de público e assunto.

O ponto aqui é que, mesmo sendo algo muito simples e prático para produzir conteúdo, poucos são os blogueiros que ainda investem nesse formato e/ou em suas variações.
Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] usamos esse recurso algumas vezes (e precisamos fazer mais). O mais conhecido são nossos #AudioPosts (Você sabe o que é um AudioPost?). Neles publicamos tanto o conteúdo em texto quanto em áudio, deixando livre para o visitante escolher a forma que prefere receber e interagir com o que produzimos.

Ouvir podcast no celular

Já fizemos também Podcasts – chamados aqui de BlogCasts (e pretendemos voltar com eles o quanto antes) – mas publicamos apenas 12 (13) programas com relativo sucesso. Somamos mais de 18 mil downloads.
Conhecemos o potencial do conteúdo em áudio, principalmente com a facilidade que aplicativos para celulares e tablets oferecem, onde é possível ouvir o que quiser. E as pessoas escutam muita coisa em seus aparelhos móveis, mais do que leem.
Não é questão de preferir ler ou ouvir, mas a praticidade em poder ter acesso à informação e conteúdo em qualquer lugar e em qualquer formato que for relevante. E o áudio garante a mobilidade da audiência que seu blog recebe, já que não precisam ficar parados na frente de uma tela lendo e olhando exclusivamente para ela. Nesse ponto, até o vídeo é menos eficiente.
Deixo a questão em aberto para os comentários. Não vou chegar a conclusões aqui, para ouvir o que todos pensam sobre o assunto e como podemos usar de forma mais eficiente o áudio em nossos blogs.

Fonte: Ferramentas blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário