Estou adicionando a este artigo um arquivo de áudio para aprofundar o tema. Não é um Podcast e nem um AudioPost, mas ajuda a ilustrar o que quero com esse artigo. Gostaria muito que todos lessem e também ouvissem para dar opinião nos comentários.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo, Podcast é um estilo de conteúdo produzido em áudio e disponibilizado para download. O visitante pode baixar e ouvir o arquivo onde e quando quiser. Os programas em Podcast podem ser feitos para praticamente todo tipo de público e assunto.
O ponto aqui é que, mesmo sendo algo muito simples e prático para produzir conteúdo, poucos são os blogueiros que ainda investem nesse formato e/ou em suas variações.
Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] usamos esse recurso algumas vezes (e precisamos fazer mais). O mais conhecido são nossos #AudioPosts (Você sabe o que é um AudioPost?). Neles publicamos tanto o conteúdo em texto quanto em áudio, deixando livre para o visitante escolher a forma que prefere receber e interagir com o que produzimos.
Já fizemos também Podcasts – chamados aqui de BlogCasts (e pretendemos voltar com eles o quanto antes) – mas publicamos apenas 12 (13) programas com relativo sucesso. Somamos mais de 18 mil downloads.
Conhecemos o potencial do conteúdo em áudio, principalmente com a facilidade que aplicativos para celulares e tablets oferecem, onde é possível ouvir o que quiser. E as pessoas escutam muita coisa em seus aparelhos móveis, mais do que leem.
Não é questão de preferir ler ou ouvir, mas a praticidade em poder ter acesso à informação e conteúdo em qualquer lugar e em qualquer formato que for relevante. E o áudio garante a mobilidade da audiência que seu blog recebe, já que não precisam ficar parados na frente de uma tela lendo e olhando exclusivamente para ela. Nesse ponto, até o vídeo é menos eficiente.
Deixo a questão em aberto para os comentários. Não vou chegar a conclusões aqui, para ouvir o que todos pensam sobre o assunto e como podemos usar de forma mais eficiente o áudio em nossos blogs.
Fonte: Ferramentas blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário